07 agosto 2016



Não posso dizer que sou uma mãe mega experiente, afinal meu bebê tem apenas (quase) 3 meses. O que posso afirmar é que esse é o período de maior choque e aprendizado de uma mãe seja lidando com o bebê no dia a dia em casa ou nos primeiro passeios.
Tudo é novidade e estar prevenida nesses momentos é a melhor solução.
Por isso resolvi compartilhar algumas dicas não tão óbvias sobre itens que são indispensáveis na vida de uma mãe de primeira viagem.


1) Panos de boca e babadores
É incrível a quantidade de panos de bocas utilizados em 1 dia. Mais incrível ainda a quantia de roupas do bebê para serem lavadas (#abafaocaso) e por isso é imprescindível ter um belo 'arsenal' de paninhos de boca. Ok, mas babadores também? Pois é, para bebês pequenos isso parece um pouco estranho, há bebês que quase não usam (quase não babam) mas no caso de bebês com refluxo (caso do Bernardo) babadores são essenciais. Quando eu comprei achei que a quantidade estava ok, comprei kits com diversos babadores de malha, estampados e lisos. Mas confesso que agora no dia-a-dia pude ver que preciso comprar mais. Não tem como saber, durante a gravidez não temos como prever se o bebê vai ter refluxo ou não, se vai ser 'babão' por natureza ou não, então a minha dica é: compre e previna-se, afinal se ele não usar nos primeiros meses, certamente usará quando começar a ingerir sopinha e frutas.

2) Higiapele da Johnson's
Uma amiga minha me deu essa dica e no momento (como sempre) não imaginei o quanto essa dica seria útil. Esse produtinho serve para limpar a pele do bebê, parece meio bobo, né? No meu caso eu super me adaptei e vi muita utilidade, uma vez que o meu bebê regurgita bastante e acaba ficando com aquele rastro de leite no rosto (e as vezes no pescoço também). O higiapele é um ótimo salva-vidas (claro, porque nada substitui um bom banho) mas ele tira o suposto cheirinho de leite e não deixa o bebê ficar azedo, afinal ninguém merece segurar um bebê azedinho no colo não é?!
Uso de manhã quando ele acorda e no decorrer do dia conforme a necessidade, assim o rostinho dele permanece limpinho e cheirosinho :)



3) A bolsa do bebê
Eu decidi arrumar a bolsa do Bernardo alguns dias antes dele nascer e confesso que hoje eu acrescentei itens que antes não imaginava que iria usar. Fiz um listinha do que eu levo comigo:
-Fraldas (muitas fraldas, geralmente umas 5)
-Lenço umedecido
-Lenço umedecido para higienizar chupetas
-Cueiro e toalha para banho simples (*)
-Trocador portátil plastificado (veio com a bolsa)
-Chupeta+porta chupeta
-Uma troca de roupa completa para o bebê
-Higiapele+algodão
-Pomada para assadura
-Saquinhos para descarte de fralda (**)
-Escova de cabelo
-Paninho de boca, fralda de tecido e babador
-Mamadeira e dispenser de leite em pó (***)
-Lencinho para higienização das mãos ou álcool-gel (****)

(*) Item super-mega importante! Eu acabei incorporando a presença da toalha simples de banho na bolsa do Bernardo após um episódio no Shopping. Ele se melou todinho e a única solução seria lavar o menino, não tinha jeito. Eu decidi carregar uma toalha na bolsa dele porque nunca sabemos quando iremos precisar. Na ocasião do shopping eu tinha apenas um cueiro que foi super útil e remediou a situação.

(**) Comprei uma caixa de saquinhos para descarte de fraldas, mas que no caso podem ser utilizados para colocar a roupa suja do bebê. Vi muita utilidade nesses saquinhos no episódio do shopping (cocô por todo lado na roupinha do bê) afinal o que eu iria fazer com aquela roupa suja? O saquinho tem inclusive uma essência de talco de bebê então ajuda e segurar um pouquinho qualquer possível odor. No caso podem ser utilizado qualquer outro saquinho, o importante é ter algum sempre a mão na hora do sufoco hehehe

(***) No caso de mães que utilizam leite artificial. Eu ofereço o peito e também o leite em pó por isso sempre ando com uma mamadeira, afinal não dá para prever quando o bebê vai chorar e querer mamar e a meu ver nesses casos acaba sendo mais prático ter uma mamadeirinha do que procurar um local para amamentar, mas isso é muito pessoal e varia de mãe para mãe.

(****) Importante para utilizar antes de trocar o bebê, existem lencinhos umedecidos específicos mas o álcool-gel 70º tem o mesmo efeito.

4) Trocador descartável
Nos primeiros dias do bebê eu posso dizer que era um ser muito inocente. Eu usava um protetor de tecido no trocador do quarto do Be, bem aconchegante por ser meio atoalhado, felpudinho, sabe?! Achava isso o máximo já que o bebê não teria contato com um plástico gelado nas costas. Então nos primeiros dias eu forrava com cueiros ou fraldas de tecido e sabe qual o resultado disso? Muitos e muitos cueiros e fraldas sujos de xixi e cocô para lavar, nada prático! Procurei na internet trocadores descartáveis e então minha vida mudou e não fico mais sem eles.
O trocador é da marca Baby and me mas comprei no site Tricae, para comprar cliquem AQUI
Útil mesmo meninas, dica top estilo 'tem que ter', salva em qualquer situação suja hehehe junta-se tudo e leva-se ao lixo, depois só colocar outro trocador descartável no lugar.



5) Quanto mais melhor
Esse lema serve para quase tudo no quesito 'enxoval de mãe e bebê', principalmente nos primeiros meses, por exemplo: produtos de higiene (fraldas descartáveis, lenços umedecidos, absorventes para o seio, pomada contra assaduras, higiapele, creme hidratante, sabonete liquido, etc) e roupinhas (meias, bodys, calças/mijão, macacões). Mas porquê Nath? porque usa-se demais! Muito mesmo! a velocidade com que as roupinhas sujam é inacreditável e ter que sair correndo para lavar ou ficar caçando body e mijão para colocar no bebê é terrível, não dá. Use o lema 'quanto mais melhor' na hora de adquirir esses itens, mas falo com a experiência que eu tive dos quase 3 meses do Bernardo.
A observação útil para esse item é para os bebês que regurgitam muito, as trocas de roupa acabam sendo maiores do que dos bebês que não têm esse hábito.

6) A primeira consulta ao Pediatra
Outra dica valiosa que minha amiga Alle me deu: marcar o pediatra na primeira semana de vida do bebê (na verdade ela disse nos primeiros 15 dias, mas eu acabei restringindo e afirmo que é mais do que essencial visitar o pediatra na primeira semana, logo após a saída da maternidade). O pediatra será o amigo profissional que vai dar todas as dicas e ajudar nesse momento tão conturbado dos primeiros dias de vida do seu baby. Se houver algum problema na amamentação o pediatra irá dar dicas e todo suporte possível para que o bebê se alimente corretamente, e como todos sabem bebê de barriga cheia é bebê feliz. No meu caso eu ainda digo que 'mamãe de peito vazio é mamãe feliz', quero fazer esse parênteses por que o Bernardo não sabia mamar e por isso eu tive mastite, o leite acumulou e empedrou, tive febre e passei muito mal. Foi o pediatra que me salvou, ele indicou uma fonoaudióloga consultora de amamentação que veio em casa e me deu dicas incríveis sobre aleitamento materno (leia meu relato completo no diário de 1 mês clicando AQUI).
Não deixe para depois, pesquise pediatras e agende a consulta para a 1a semana de vida do bebê, é mais que essencial, vai por mim.



7) Dica de ouro
Converse com outras mães e ouça a experiência e dicas delas, armazene tudo no seu HD hehehe não deixe passar nada. Isso me ajudou muito. Eu fui uma gravida muito curiosa e gostava muito de perguntar tudo sobre maternidade com outras mães, nunca me fechei e acreditei que já estava preparada ou sabia tudo. Foi assim que acabei recebendo dicas preciosas e úteis como a primeira visita ao pediatra, indicações de pediatras e amamentação. Minha amiga Alle me disse: compra o bico de silicone, nunca se sabe se você irá utilizá-lo. Eu comprei e para minha surpresa foi a melhor coisa que eu fiz, meu bebê mama bem até hoje graças ao bico de silicone. É sempre bom se informar e sempre bom estar aberta a todas as dicas, afinal nunca sabemos o que será útil ou não, por isso a troca de experiências é fundamental.

Espero que tenham gostado das dicas
Tem alguma outra dica preciosa? Deixe seu comentário.

bjo bjin

2 comentários:

  1. Adorei!!!!
    Essa troca com outras mães é muito legal! Gosto também!! Obrigada por compartilhar a sua experiência Na!!!!
    To gostando dessa "seção"do blog hahahaha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Ana!! Até tenho outros assuntos para postar por aqui mas meu dia-a-dia é 100% a maternidade então não tem como fugir hehehe

      obrigada pela visita.
      bjinhos

      Excluir

Vou adorar saber sua opinião!

Perfil


Amo cosméticos, compras, conhecer lugares novos, viajar e compartilhar minhas experiências com minhas leitoras. Leia meu perfil completo:

Perfil

Search

Redes Sociais

Instagram


TOUR PELO BLOG

http://www.blogdanathlevoto.com/search/label/Adoro
http://www.blogdanathlevoto.com/search/label/Dicas
http://www.blogdanathlevoto.com/search/label/Receitas
http://www.blogdanathlevoto.com/search/label/Restaurantes
http://www.blogdanathlevoto.com/search/label/Viagens

Receba o conteúdo por e-mail!

PARCEIROS DO BLOG



Decoração de festa em NJ

Ensaio fotográfico

PARTICIPAÇÕES DO BLOG

Na e Na Levoto

LINKS

GeraLinks - Agregador de links

MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Eu Sou do CBBlogers
Tecnologia do Blogger.

Fale com a Nath

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog